sábado, 30 de maio de 2009

PaRaBéNs jOaNiNhA... :)


Pois é... hoje a minha companheira de Blog tá de Parabéns pelos seus 24 anitos! :)

Espero que seja um dia em cheio... muitos beijinhos pa ti!


Como dizia Marie von Ebner-Eschenbach: "Na juventude aprendemos, com a idade compreendemos."


por Ângela

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Um segredo

Pois é, minha gente, hoje comemora-se o Dia Internacional da Diversidade Biológica!

Sendo eu uma bióloga, não poderia deixar passar este dia em branco...

Deixo-vos um vídeo sobre alguns segredos do nosso planeta Terra, que é tão "Biodiverso" :)





Bom dia da Biodiversidade para todos!


por Ângela

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Obrigada!

Olá a todos!

Como tenho tido esta semana mais livre aproveito pra ir actualizando com alguma frequência este espaço...
Entretanto também me ensinaram a por vídeos do youtube aqui e este post vai servir como teste às minhas capacidades de aprendizagem ou às capacidades de ensino do Diogo (ó Diogo, és um fixe, mas vamos lá ver se isto "funcimina") e como eu sei que também partilhas do meu gosto pelos "Donna Maria" aqui deixo um tributo a Carlos Paião, interpretado pelo belíssimo grupo! ;P



Espero que gostem!!!


por Ângela

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Digam de vossa justiça...


há umas semanas atrás começou a ser passado nas nossas televisões um spot publicitário da responsabilidade da EDP que penso que toda a gente já viu... mesmo assim se houver ainda alguém que não tenha visto fica aqui o link do vídeo...

http://www.youtube.com/watch?v=-KniFdF1Kns


Ora, o que eu proponho aos visitantes deste blog é que deixem a sua opinião, ou contra ou a favor, o que eu gostava mesmo era de vos ouvir!

Fica aqui o desafio... espero que seja aceite por muitos! :)



por Ângela

segunda-feira, 18 de maio de 2009

ABC dos animais (letra K)


Para a letra K escolhi o KOALA...

O Koala (Phascolarctos cinerus) é um dos animais mais procurados e que mais curiosidade desperta nas pessoas. A sua popularidade advém não só das suas características físicas, como também do seu comportamento, pois é um animal bastante tranquilo. As suas orelhas e nariz bem característicos, bem como o seu pêlo, fazem parte do imaginário das crianças de todo o mundo e nem os adultos conseguem ser indiferentes perante a presença de um destes simpáticos animais.O Koala, no dialecto autóctone dos aborígenes, que dizer “que não bebe”, o que está de acordo com os hábitos alimentares deste animal, já que a quase totalidade de líquidos que ingere provém das folhas de eucalipto.

Dada a pobreza da sua alimentação, os koalas necessitam de dormir muitas horas. Um animal adulto dorme entre 16 e 18 horas por dias, sendo as restantes dedicadas quase exclusivamente à alimentação e à sua procura.Os Koalas são animais de hábitos solitários. Quando muito, vivem próximos uns dos outros, mas nunca em grupos superiores a dez elementos, na maioria das vezes constituídos por várias fêmeas em idade fértil e um macho dominante, que controla o seu harém.
Os Koalas atingem a maturidade sexual por volta dos 3 a 4 anos, sendo que as fêmeas são mais precoces.
O tempo de gestação ronda os 33 a 36 dias, após o que nasce uma pequena e imatura cria, que rapidamente se aloja na bolsa da mãe, guiada pelo cheiro do leite, e aí permanece durante cerca de seis meses.É muito raro o nascimento múltiplo de crias, embora por vezes tal suceda. As fêmeas Koala são das poucas mães que adoptam crias órfãs.Os Koalas têm uma esperança de vida de cerca de 15 anos, podem medir até cerca de 60 cm e os maiores exemplares pesar 12 kg.

Digam lá que não são fofos!!!! :)
por Ângela

domingo, 17 de maio de 2009

...


Como alguém disse um dia... "Fazer anos é olhar para trás com gratidão e para a frente com fé! :)


é assim que eu me sinto hoje! :D



por Ângela

segunda-feira, 11 de maio de 2009

ABC dos animais

Como reparei que já há muito tempo que não continuo o "ABC dos animais" decidi hoje retomar com a letra J.

Para esta letra o feliz contemplado foi o JAVALI (Sus scrofa).


O javali é, presentemente, um dos ungulados com maior distribuição a nível mundial.
São animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg.
Têm o corpo coberto de pelos rijos que nos adultos variam de cor entre o cinza-escuro e o acastanhado. Os filhotes apresentam cor de terra clara com listras negras, o que lhes dá uma camuflagem muito eficiente. A pelagem dos filhotes escurece com a idade.
A boca é provida de enormes caninos que se projetam para fora e crescem continuamente e que são usados como armas em lutas entre machos e contra inimigos.
O javali é de comportamento sociável, mas não é territorialista, ou seja, não marca territórios. Reúne-se em grupos matriarcais, normalmente com três a cinco animais, formados pelas fêmeas e suas crias, embora possam ser encontrados grupos superiores a vinte indivíduos. A javalina (ou gironda - a fêmea do javali, quando já madura) dominante é a de maior idade e tamanho e sempre fica um pouco mais afastada do grupo como uma Guarda, que normalmente dá sua vida para que o restante fuja. Os jovens machos de um ano, chamados barrascos, vivem na periferia do grupo.
Exceptuando-se o período de cio, os machos em idade reprodutora (barrões, varrões) são bem mais solitários, mas podem ser vistos acompanhados por um ou mais machos jovens, conhecidos por escudeiros.
O grunhido do javali chama-se arruar.
No campo ainda nunca vi javalis (só em cativeiro) mas já os ouvi e olhem que o arruar é aterrorizador!
por Ângela