quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Bom Natal
A todos os leitores e amigos, um bom NATAL e um 2010 cheio de coisas boas.
São estes os desejos do "becoscomsaidas".
por Ângela
sábado, 12 de dezembro de 2009
ABC dos animais (letra L)
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Casório
Por Joana
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
uma sugestão de fim-de-semana grande
A quinta fica em Miranda do Corvo, a cerca de 23 km de Coimbra.
Para saberem mais informações nada melhor que ir ao site: www.quintadapaiva.pt
Se vierem no dia 4 à tarde ainda terão um brinde extra de uma demonstração de cinotécnica com cães da GNR.
Espero que visitem e que gostem deste agradável espaço :)
por Ângela
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Uma contribuição! :)
Cá estou eu a "postar" de novo, depois de uns dias atarefados a mudar a minha vida, para vos dizer que agora tenho uma "coluna" num blog de um amigo. Para quem for mais curioso o blog é:
http://tudocomtodos.blogspot.com
e o nome da minha coluna, como não poderia deixar de ser, é:
"milho, pardais e mais"... :) (no ar ao Domingo!)
Espero que gostem e que sejam visitadores (e comentadores!) assíduos deste espaço
Um beijinho a todos
por Ângela
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
DIA DO BIÓLOGO!
Cá estou eu de novo a "postar"... mas hoje porque não quero deixar passar este dia em branco! HOJE É O MEU DIA, O DIA DO BIÓLOGO!!! :)
Para quem não sabe, (e às vezes continuam a perguntar-me!) o que faz um Biólogo? Ora eu gostei da descrição que aparecia nas profissões no site do Expresso que passo a citar:
"Os biólogos estudam todas as formas de vida (plantas, animais e outros organismos vivos) com o objectivo de alargar e melhorar o conhecimento científico neste campo, fazendo a sua aplicação prática em diversos sectores, como a medicina, agricultura e indústria. Regra geral, desempenham um grande número de funções: estudo dos seres vivos no seu meio natural, exame de alguns espécimes em laboratório, desenvolvimento de experiências em laboratório de microrganismos (vírus e bactérias), estudo das relações entre a vida animal e vegetal, análise de factores associados ao meio ambiente, estudo de dados obtidos através de observações e análises.
Num campo mais específico, as funções de um Biólogo variam consoante a sua área de especialização. No caso de seguirem a área de genética, poderão estudar as semelhanças e diferenças hereditárias entre organismos aparentados, bem como os meios bioquímicos e fisiológicos que permitem a sua identificação e controlo. No campo da zoologia, a sua actividade direcciona-se para a origem, processos fisiológicos, comportamentos, crescimento, desenvolvimento e evolução dos animais, com o objectivo de encontrar soluções para a saúde dos próprios animais e seres humanos. Em relação à Biotecnologia, que cada vez ganha maior importância, estes profissionais tentam aplicar sistemas e processos biológicos em diversos sectores da produção industrial.
Em muitas destas áreas, é normal que os biólogos trabalhem em equipa, muitas vezes formadas por profissionais de outros ramos da ciência."
Parabéns a todos os Biólogos do mundo! que tenham sucessos em todos os seus trabalhos :)
por Ângela
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
EcoCidade
Ecocidade
Quem és tu?
Quem és tu que eu já não conheço?
Mudaste, tudo muda...
E neste reboliço mundano
Tu apresentas-te mais eco...
Mais eco?
Sim, mais eco, que isso é que está na moda...
E eu gosto, gosto de te ver assim
Mais eco, mais verde, mais colorida...
Mas ficarás assim por muito mais tempo?
Ficarei eu por muito mais tempo?
Não sei... mas quando partir levarei um bocadinho do teu eco para onde for...
Porque, minha cidade, as pessoas vão e vêm... Mudam...
E tudo não passa de uma grande mudança,
Em ti, Bragança...
(autor anónimo)
sábado, 22 de agosto de 2009
data especial...
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Plantas em casa? Só o Zé Relvas! :-)
Material Necessário:
• Meia calça usada;
• Serradura;
• Alpista ou semente de relva;
• Material de sua preferência para olhos, boca e nariz. ( botões e lã,cola plástica colorida, );
• Garrafas para a base.
Como fazer:
• Corte uma perna da meia calça;
• Coloque o alpista ou sementes;
• Complete com serradura;
• Dê um nó e corte o restante da meia;
• Faça a modelagem em forma de bola;
• Monte o boneco;• Molhe a cabeça do boneco; em alguns dias a semente começa a nascer dando origem aos cabelos;
• Use a sua imaginação, criando diferentes tipos de bocas, olhos e detalhes;
• Corte o fundo de uma garrafa para fazer a base do boneco - assim, ele ficará em pé e ainda evita de molhar ao redor já que a água ali se concentra.É bom deixar água limpa no fundo da base.. Todos os dias lave a base e troque a água."
Boa actividade!
Por Joana
quinta-feira, 9 de julho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Solstício
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).
Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quando está mais longe (afélio).
Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.
terça-feira, 16 de junho de 2009
VOZES CELESTIAIS E MUITO MAIS...
Em 1949, Clément Mathieu, um professor de música desempregado, aceita trabalho como supervisor num colégio interno para reeducação de menores. Apesar da sua boa vontade, o sistema repressivo aplicado por Rachin, o actual director, impossibilita Mathieu de exercer a sua autoridade sobre os alunos mais problemáticos. A sua missão de ensinar parece condenada ao fracasso, mas ao familiarizar as crianças com a magia do canto, Mathieu vai transformar para sempre as suas vidas.Os Coristas tornou-se um verdadeiro sucesso de bilheteira, sendo um dos filmes franceses mais vistos nos últimos anos. O filme que encantou o mundo, foi ainda nomeado para os Oscares de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Canção Original. Deixe-se também contagiar pela música e pala magia de Os Coristas.
sábado, 30 de maio de 2009
PaRaBéNs jOaNiNhA... :)
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Um segredo
Sendo eu uma bióloga, não poderia deixar passar este dia em branco...
Deixo-vos um vídeo sobre alguns segredos do nosso planeta Terra, que é tão "Biodiverso" :)
Bom dia da Biodiversidade para todos!
por Ângela
quinta-feira, 21 de maio de 2009
Obrigada!
Como tenho tido esta semana mais livre aproveito pra ir actualizando com alguma frequência este espaço...
Entretanto também me ensinaram a por vídeos do youtube aqui e este post vai servir como teste às minhas capacidades de aprendizagem ou às capacidades de ensino do Diogo (ó Diogo, és um fixe, mas vamos lá ver se isto "funcimina") e como eu sei que também partilhas do meu gosto pelos "Donna Maria" aqui deixo um tributo a Carlos Paião, interpretado pelo belíssimo grupo! ;P
Espero que gostem!!!
por Ângela
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Digam de vossa justiça...
http://www.youtube.com/watch?v=-KniFdF1Kns
segunda-feira, 18 de maio de 2009
ABC dos animais (letra K)
Dada a pobreza da sua alimentação, os koalas necessitam de dormir muitas horas. Um animal adulto dorme entre 16 e 18 horas por dias, sendo as restantes dedicadas quase exclusivamente à alimentação e à sua procura.Os Koalas são animais de hábitos solitários. Quando muito, vivem próximos uns dos outros, mas nunca em grupos superiores a dez elementos, na maioria das vezes constituídos por várias fêmeas em idade fértil e um macho dominante, que controla o seu harém.
O tempo de gestação ronda os 33 a 36 dias, após o que nasce uma pequena e imatura cria, que rapidamente se aloja na bolsa da mãe, guiada pelo cheiro do leite, e aí permanece durante cerca de seis meses.É muito raro o nascimento múltiplo de crias, embora por vezes tal suceda. As fêmeas Koala são das poucas mães que adoptam crias órfãs.Os Koalas têm uma esperança de vida de cerca de 15 anos, podem medir até cerca de 60 cm e os maiores exemplares pesar 12 kg.
Digam lá que não são fofos!!!! :)
domingo, 17 de maio de 2009
...
segunda-feira, 11 de maio de 2009
ABC dos animais
São animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg.
Têm o corpo coberto de pelos rijos que nos adultos variam de cor entre o cinza-escuro e o acastanhado. Os filhotes apresentam cor de terra clara com listras negras, o que lhes dá uma camuflagem muito eficiente. A pelagem dos filhotes escurece com a idade.
A boca é provida de enormes caninos que se projetam para fora e crescem continuamente e que são usados como armas em lutas entre machos e contra inimigos.
O javali é de comportamento sociável, mas não é territorialista, ou seja, não marca territórios. Reúne-se em grupos matriarcais, normalmente com três a cinco animais, formados pelas fêmeas e suas crias, embora possam ser encontrados grupos superiores a vinte indivíduos. A javalina (ou gironda - a fêmea do javali, quando já madura) dominante é a de maior idade e tamanho e sempre fica um pouco mais afastada do grupo como uma Guarda, que normalmente dá sua vida para que o restante fuja. Os jovens machos de um ano, chamados barrascos, vivem na periferia do grupo.
Exceptuando-se o período de cio, os machos em idade reprodutora (barrões, varrões) são bem mais solitários, mas podem ser vistos acompanhados por um ou mais machos jovens, conhecidos por escudeiros.
O grunhido do javali chama-se arruar.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
O termo "Peregrino" aparece em nossa língua na primeira metade do século XIII, para denominar os cristãos que viajavam a Roma ou à Terra Santa (onde atualmente se encontra o Estado de Israel e os territórios palestinos) para visitar os lugares sagrados, às vezes como castigo auto-imposto com o objetivo de pagar determinados pecados e outras vezes para cumprir penas canônicas. Desses peregrinos surgiria mais tarde a idéia das Cruzadas, enviadas para "reconquistar" os lugares que os cristãos consideravam sagrados e que estavam em poder de povos de outras religiões.
O acto de peregrinar e as peregrinações ocorrem desde os tempos mais remotos, mesmo nos chamados tempos primitivos em que predominavam os costumes ou ritos pagãos. Existem escritos de locais de peregrinação muitas vezes ofuscados pela própria religião cristã, como o caso da Catedral de Santiago de Compostela que fora construída sobre templo pagão.
As primeiras peregrinações do Cristianismo datam do início do século IV (quando o Cristianismo foi tornado religio licita), e tinham por destino a Terra Santa (a mais conhecida e a primeira a deixar um relato da peregrinação é a histânica Erétria, muito provavelmente familiar de Teodósio I, imperador romano). Mais tarde, tiveram grande surto devido à pregação de São Jerónimo.
Para peregrinar há que ter em conta que não se trata apenas do acto de caminhar (no caso da peregrinação a pé), ou executar um trajecto com um determinado número de quilómetros; é reconhecido que peregrinar carece caminhar-se motivado "por" ou "para algo".
A peregrinação tem, assim, um sentido e um valor acrescentado que é necessário descobrir a cada pessoa que a executa."
terça-feira, 21 de abril de 2009
:)
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Frase certeira
"Alguns nascem com sorte, outros...... em Portugal"
por Ângela
sexta-feira, 27 de março de 2009
Aproxima-se o fim-de-semana... o que fazer?
"SEAN PENN e MICHELLE PFEIFFER oferecem-nos uma fantástica e admirável interpretação neste intenso e emocionante drama sobre a força do amor. Considerado por muitos como um dos actores com maior prestígio do cinema mundial da actualidade, Sean protagoniza o papel de um pai com deficiências mentais que trava uma luta na justiça para conseguir a custódia da sua filha de 7 anos. A ajuda encontra-a numa conceituada advogada que fará de tudo para apoiar este ser indefeso que só deseja ser feliz. Um elenco de luxo e uma espectacular banda sonora completam esta memorável lição de vida, amor e alegria!"
Mais uma vez Bom Filme! e Bom Fim-de-Semana!
Por Joana
terça-feira, 24 de março de 2009
para pensar...
por Ângela
domingo, 22 de março de 2009
Afinal é 3 em 1! Chegou a Primavera!
A entrada da estação mais florida do ano! O momento marca o equinócio da primavera, quando ocorre uma importante transição: até esta data, o norte terrestre é atingido com maior incidência pelos raios solares mas, com a mudança marcada pelo equinócio, é a vez do hemisfério sul da Terra receber maior insolação. No seu movimento diurno, o Sol não percorre o mesmo caminho no céu. Algo especial acontece duas vezes por ano: é quando o Sol passa exactamente sobre a linha do equador. Essas duas datas são os equinócios de outono e primavera. Nestas ocasiões, o sol nasce exactamente no leste e se põe no oeste.
Vários povos antigos, espalhados pelo mundo, detinham conhecimentos astronômicos fabulosos que explicam porque eram capazes de aplicá-los em vários sectores da vida. Outros, apesar de não deixarem registros deste conhecimento, demonstraram sinais de sua sintonia com a natureza em rituais que marcavam a mudança das estações.
2 em 1
Dia da Árvore e Dia da Poesia!
Nada melhor que aliar estes dois e ter um belo resultado: Poesia sobre árvores!
Há que recordar alguns poetas e saborear palavras florestais!
Deixo-vos aqui alguns:
O ZAMBUJEIRO
Deus disse: "O Zambujeiro nasça".Viril, rompeu da terra o Zambujeiro.
O tronco é o dum homem das montanhas.
São mãos de cavador seus ramos.
Só as folhas,Delicadas, suaves... Pela noita,Quando tudo se cala, mesmo os pássaros,
O Zambujeiro canta...
(in Pelo Sonho é que vamos) de Sebastião da Gama
ÁRVORE
Forço e quero ao fundo delicadamentecomo subindo no sentido da seiva
espraiar-me nas folhas verdejantes,espaçado vento repousando em taças,
mão que se alarga e espalma em verde lava,
tronco em movimento enraizado,
surto da terra, habitante do ar,
flexíveis palmas, movimentos, haustos,verde unidade quase silenciosa.
(in Ocupação do Espaço) de António Ramos Rosa
A UM CARVALHO
Forte como um destino,
Calmo como um pastor,
A sarça ardente é quando o sol, a pino,
O inunda de seiva e de calor.
Barbas, rugas e veias
De gigante.
Mas, sobretudo, braços!Longos e negros desmedidos traços,
Gestos solenes duma fé constante...
Do Diário de Miguel Torga
Árvores! Corações, almas que choram,
Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!
Árvores! Não choreis! Olhai e vêde:- Também ando a gritar, morta de sede,
Pedindo a Deus a minha gota de água!
(in Charneca em Flor) de Florbela Espanca
Delicioso não?!
embora já passado espero que tenham tido um bom dia 2 em 1 :-)
Por Joana
quinta-feira, 19 de março de 2009
Neste dia...
I'm twice as blessed and lucky to be me.
sábado, 14 de março de 2009
domingo, 8 de março de 2009
um dia especial...
Mulher-mãe, mulher-poema,
Mulher que pensa e sorri,
Mulher, tão discriminada,
Mulher, mãe de grande prole,
No horizonte, igualdade,
por Ângela
sábado, 7 de março de 2009
Poemas de fim de semana...
Ergueu-se o fogo da bandeira,
Porque o Homem piedoso
Rugiu ao mar da selva e do mato, ditoso:
- Apenas desejo o lume da fogueira,
Um refúgio, o sangue de Baco
E um poema.
Numa romântica tarde
Foi este o seu último Pedido
Deixado como Lema.
Por Joana Marques
terça-feira, 3 de março de 2009
pensamento do dia...
(em homenagem à PIP que teima em ser feita!)
por Ângela
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Um mês de existência...
Pois é minha gente, o nosso blogue fez ontem 1 mês de existência... com um balanço muito positivo graças a vocês todos, os que lêem assiduamente, os que comentam, os que passam e dão uma vista e olhos ou até mesmo os que só vieram uma vez, senão vejam:
...durante este mês:
- 26 posts (27 com este :))
- 76 visitas (desde o dia 17 de Fev)
- 28 comentários
(...)
o que para um início não está nada mal... mas temos que continuar... nós a "arrotar posts de pescada" :) e vocês a visitarem e comentarem...
Espero que tenham gostado do que viram até aqui e que daqui para a frente seja ainda melhor!
PS-Já que estou numa de felicitações, deixo aqui um beijinho muito grande de Parabéns à minha colega de blogue que já conseguiu arranjar emprego (no meio desta crise toda, olhem que não é fácil! :))
Quero deixar também um desejo de bom CARNAVAL a todos os que passam.
por Ângela
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
ABC dos animais (letra I)
O Inhambu-xororó é uma ave que habita na beira de matas e nos cerrados brasileiros.
Possui o corpo castanho-avermelhado, com parte do dorso, ventre e barriga acinzentados.
É mais facilmente escutado do que visto. O nome indígena Inhambu significa “o que sai com estrondo”. Só voa em último caso. Na aproximação de qualquer perigo, imediatamente se imobiliza e se mantém aninhado. Se não for percebido a tempo, pode assustar uma pessoa que se aproxime muito, ao iniciar o seu vôo de fuga.
O canto mais característico do inhambu-xororó é relativamente longo. Inicia-se com uma série de pios simples e espaçados, os quais são emitidos cada vez mais próximos, rápidos e altos, até chegar aos últimos três ou quatro, emitidos juntos e com o último em tom mais baixo e longo. Algumas vezes emitem só o final do canto. Na época reprodutiva cantam o dia todo, enquanto fora desse período cantam no amanhecer e no escurecer do dia.
É o macho que sai com os filhotes nas primeiras 24 horas após a eclosão dos 3 ou 4 ovos do ninho. Os filhotes são pequenas bolas escuras de penas, rapidamente escondidos pelo macho sob as asas entreabertas, ao menor sinal de perigo.
Ave esquisita, não?
por Ângela
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
"Carnaval do Arlequim"
de Joan Miró
Origem do Carnaval:
"Ao contrário do que se imagina, a origem do carnaval brasileiro é totalmente européia. A comemoração carnavalesca data do início da colonização, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos, que contribuíram de forma definitiva para o seu desenvolvimento e originalidade.Foi, portanto, graças a Portugal que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma. No entanto, as festividades do entrudo já existiam bem antes do Cristianismo, eram comemoradas na mesma época do ano e serviam para celebrar o início da primavera. Com o advento da Era Cristã e a supremacia da Igreja Católica, passou a fazer parte do calendário religioso, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.Tanto em Portugal, como no Brasil, o Carnaval não se assemelhava de forma alguma aos festejos da Itália Renascentista; era uma brincadeira de rua muitas vezes violenta, onde se cometia todo tipo de abusos e atrocidades. Era comum os escravos molharem-se uns aos outros, usando ovos, farinha de trigo, polvilho, cal, goma , laranja podre, restos de comida, enquanto as famílias brancas divertiam-se em suas casas derramando baldes de água suja em passantes desavisados, "num clima de quebra consentida de extrema rigidez da família patriarcal".Foi esse Carnaval mais ou menos selvagem que desembarcou no Brasil com as primeiras caravelas portuguesas e os primeiros foliões.Com o passar do tempo e devido a insistentes protestos, o entrudo civilizou-se, adquiriu maior graça e leveza, substituindo as substâncias nitidamente grosseiras por outras menos comprometedoras, como os limões de cheiro (pequenas esferas de cera cheias de água perfumada) ou como os frascos de borracha ou bisnagas cheias de vinho, vinagre ou groselha. Estas últimas foram as precursoras dos lança-perfumes introduzidos em 1885. No tocante à música, tudo ainda era muito precário; o entrudo não possuía um ritmo ou melodia que o simbolizasse. Apenas a partir da primeira metade do século XIX, com a chegada dos bailes de máscaras nos moldes europeus, foi que se pôde notar um desenvolvimento musical mais sofisticado..."
"Antologia Musical Popular Brasileira – As Marchinhas de Carnaval" Roberto Lapiccirella
Por Joana
uma frase inteligente...
(um macaco americano depois de se embebedar com brandy nunca mais volta a bebê-lo, neste sentido é muito mais sensato do que a maioria dos homens).
Charles Darwin
... em Homenagem a Charles Darwin (comemoração dos 200 anos do seu nascimento e 150 anos da publicação da "Origem das Espécies" - 12 fev)
por Ângela
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Rubik 360 já chegou!
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
XXIXª Feira do Fumeiro - Vinhais de 5 a 8 de Fevereiro
“Quando a ousadia é merecida e se procuram milagres perfeitos, é a hora de desfraldar a bandeira da vtória, ferrar o galho em sonhos de princesas encantadas, desenferrujar e afiar os gumes dentários, excomungar dietas e reclamar: Cascas com butelo!!!”
In “Crónicas Comestíveis”, António Monteiro
Mais uma sugestão para o fim de semana
"A festa de Babette"
Para escapar á repressão de Paris de 1871, Babette desembarca na costa selvagem da Dinamarca no meio de uma tempestade. Na pequena aldeia de Jutland ela procura duas irmãs Martina e Philippa, senhoras muito puritanas filhas do pastor da região. Papin um antigo cantor de ópera professor de Philippa recomenda Babette e pede ás duas irmãs para a acolherem. Por sua vez as mesmas pedem-lhe para trabalhar como criada tendo apenas um quarto para morar e em pouco tempo se integra na comunidade protestante.
Quatorze anos depois ela ganha 10.000 francos na lotaria o que lhe vai permitir voltar á sua pátria, no entanto muda de ideias e resolve gastar todo o seu dinheiro num jantar tipicamente francês a fim de comemorar o centenário de nascimento do falecido pastor, mesmo que tenha que passar o resto dos dias como criada das 2 irmãs. Os 12 convidados mesmo vivendo em Jutland e sendo simples não conheciam nada da cozinha francesa muito menos dos pratos sofisticados do Café Anglais onde Babette trabalhara como cozinheira. E através de um jantar e dos seus paladares, Babette faz com que os habitantes nunca mais se esqueçam daquele momento.
Um filme sobre o prazer do alimento e naturalmente sobre amor, sacrifício e fé. O filme está repleto de simbolismos cristãos, o banquete é uma alusão á “Última Ceia”, onde se sentam á mesa o mesmo número que os apóstolos. Babette aparece como uma imagem de Cristo, onde chega pobre á aldeia e no final presenteia todos com um banquete. E Por fim o prato principal chama-se: Codorna no Sarcófago”: Codorna significa “maná” (alimento espiritual de origem divina que consola a alma) ; e Sarcófago , palavra vinda do latim “sarcophagus”, que significa “aquele que come carne”, sendo desta forma o prato principal uma alusão ás palavras de Cristo: “eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão, viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida”. (João 6, 51)
Bom Filme! Boas reflexões!
Por Joana
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
O charme felino
Os animais foram imperfeitos,
compridos de rabo, tristes de cabeça.
Pouco a pouco se foram compondo,
fazendo-se paisagem, adquirindo pintas, graça, vôo.
O gato,
só o gato apareceu completo e orgulhoso:
nasceu completamente terminado, anda sozinho e sabe o que quer.
O homem quer ser peixe e pássaro,
a serpente quisera ter asas,
o cachorro é um leão desorientado, o engenheiro quer ser poeta, a mosca estuda para andorinha, o poeta trata de imitar a mosca,
mas o gato quer ser só gato
e todo gato é gato do bigode ao rabo,
do pressentimento à ratazana viva,
da noite até os seus olhos de ouro.
Não há unidade como ele,
não tem a lua nem a flor tal contextura: é uma coisa só como o sol ou o topázio,
e a elástica linha em seu contorno firme e sutil é como a linha da proa de uma nave.
Os seus olhos amarelos deixaram uma só ranhura para jogar as moedas da noite.
Oh pequeno imperador sem orbe,
conquistador sem pátria mínimo tigre de salão,
nupcial sultão do céu das telhas eróticas,
o vento do amor na intempérie reclamas quando passas e pousas quatro pés delicados no solo, cheirando, desconfiando de todo o terrestre, porque tudo é imundo para o imaculado pé do gato.
Oh fera independente da casa,
arrogante vestígio da noite,
preguiçoso,
ginástico e alheio,
profundíssimo gato,
polícia secreta dos quartos,
insígnia de um desaparecido veludo,
certamente não há enigma na tua maneira, talvez não sejas mistério,
todo o mundo sabe de ti e pertence ao habitante menos misterioso,
talvez todos acreditem, todos se acreditem donos, proprietários, tios de gatos, companheiros, colegas, discípulos ou amigos do seu gato.
Eu não.
Eu não subscrevo.
Eu não conheço o gato.
Tudo sei, a vida e seu arquipélago, o mar e a cidade incalculável, a botânica, o gineceu com os seus extravios, o pôr e o menos da matemática, os funis vulcânicos do mundo, a casaca irreal do crocodilo, a bondade ignorada do bombeiro, o atavismo azul do sacerdote,
mas não posso decifrar um gato.
Minha razão resvalou na sua indiferença,
os seus olhos têm números de ouro.
Pablo Neruda
Dedicado a um gato especial, que também me faz ver a vida com outros olhos! :-)
Por Joana
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
um amigo...
"Ter um amigo é maravilhoso
Ser amigo de alguém ainda é melhor
É como acordar e sentir o sol a brilhar
Um amigo é alguém com quem se está bem
Mas um amigo é muito mais do que isso!É alguém que pensa em ti
quando não estás aqui
Alguém que bate com os dedos na madeira
quando tu tens de fazer coisas difíceis
Nunca se está realmente só
quando se tem um amigo
Um amigo ouve o que tu dizes
e tenta compreender o que tu não sabes dizer
Mas um amigo não está sempre de acordo contigo
Um amigo contradiz-te
e obriga-te a pensar honestamente
Um amigo gosta de ti
mesmo que faças asneiras
Um amigo ensina-te
a gostar de coisas novas
Não terias imaginado essas coisas
se estivesses sozinho
Amigo é uma palavra bonita
É quase a melhor palavra!
Um amigo é alguém
Que tem sempre tempo para ti
quando apareces.
Toda a gente pode ter um amigo
Mas não vivas tão apressado
que nem vejas
Que há alguém que quer ser teu amigo
Um amigo é alguém
que é para ti uma festa
alguém que pensa em ti
e te ouve
e te ajuda a saber o que tu és
Alguém que te ajuda a descobrir as coisas
alguém que está contigo e não tem pressas.
Alguém em quem tu podes acreditar!
Quem é o teu amigo?"
Gostaram? Eu adoro este livro... de vez em quando ainda vou à estante buscá-lo para o ler pela milionésima vez! :)
Para todos os meus amigos deixo um grande beijinho e um muito obrigada por existirem!!!!
por Ângela
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Ecologia como tás?
Consumir menos energia (desligue as luzes quando não precisa, vista uma camisola em vez de ligar o aquecimento, seque a roupa ao sol em vez de utilizar a máquina de secar...).
Utilize os transportes públicos, dê uso á sua bicicleta e ande a pé.
Produza menos lixo (use o papel dos dois lados, leve os seus sacos para as compras, evite produtos embalados, conserte em vez de substituir, recicle...).
Para ter uma ideia do que acontece no nosso planeta, consulte: http://www.storyofstuff.com
Por Joana
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Bom apetite!
Como prato servimos uma Salada de Tofu e Cogumelos:
- 300g deTofu
- 350g de cogumelos frescos cortados
- 2 dentes alho
- 50g de nozes
- 4 cebolas pequenas cortadas ao comprido
- Sumo de limão
- Azeite, sal e pimenta
Cortar o tofu em quadrados pequenos e tempera com o sumo de limão.
Saltear os cogumelos rapidamente em azeite e alho esmagado.
Torrar os miolos de nozes durante 2 minutos sob uma grelha quente e cortar em pedaços pequenos.
Colocar numa travessa os cogumelos com o tofu e as nozes, por fim juntar as cebolas!
Para acompanhar com legumes com molho de queijo:
- Queijo Roquefort
- Requeijão
- Natas
- Sal e Pimenta
- Aipo
- Alho Francês
- Endívias
- Cenoura
- Couve-flor
- Rabanetes
Desfazer o requeijão e o roquefort com as natas numa picadora ou varinha mágica até ficar um creme espesso, temperar com sal e pimenta.
Cortar os legumes.
Dispor os legumes e o molho em taças separadas e servir!
- 5 bananas
- açúcar
- canela em pó
Colocar as bananas descascadas numa assadeira untada com margarina.
Polvilhar o açúcar e a canela.
Levar ao forno a caramelizar o açúcar e servir quente ou frio!
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
ABC dos animais (letra H)
HAMSTER RUSSO SIBERIANO!
Este amoroso animal é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive nas estepes.
Também chamado de Winter-White devido à sua tendência em se tornar branco no inverno.Normalmente a pelagem fica mais clara, apresentando manchas brancas ou mesmo tornar-se completamente branco. A finalidade desta transformação, no habitat natural, é confundir-se com a neve para não atrair predadores. A sua cor original é cinza escuro com o sub-pêlo ainda mais escuro, existem ainda outras cores variadas como o safira (violeta-acinzentado), o pérola (branco com riscas coloridas pelo corpo) e o imperial (de barriga branca).
Têm 8 a 10 cm! É caso para dizer: que pequenino!
Possuem pêlos nas patas! Nas patas dianteiras têm 4 dedos e nas traseiras 5!
Os machos são mais longos que as fêmeas.
São animais nocturnos! (pois... durante a noite fartam-se de andar na rodinha para fazer ginástica e dar música ao pessoal que tá a dormir...)
Não têm boa visão, mas para compensar têm um olfacto bastante apurado e uma excelente audição!
Possuem grandes e fortes incisivos que estão em constante crescimento, por isso presisam de estar sempre a roer para evitar que os seus dentes cresçam demais.
Alimentam-se de quase tudo, não são muito esquisitos, a sua ementa anda à base de trigo, aveia, sementes de girassol, milho, ervilha, nozes, alfarroba, amendoim, maçã, pêra, banana, cenoura, abóbora... roem os alimentos em vez de mastigá-los! E como segurando os alimentos com as patas dianteiras!
Possuem bolsas nas bochechas, que usam para transportar comida ou material para o ninho!(não é genial???!!!)
Arrumam as suas próprias camas, levando pedaços de papel, tecido, cascas de sementes e outras coisas para dentro da sua casa e constroem o ninho (que engenheiros!)
Têm uma média de vida de 2 anos (coitadinhos, sniff), mas para perdurar a sua espécie têm entre 4 a 18 filhotes por ninhada.
Em geral este tipo de hamster é menos tolerante que os outros, e não gostam muito de ser segurados, tendo tendência para morder.
Mas tenho a dizer uma coisa muito ESPECIAL: tenho um hamster siberiano imperial (tinha de ser... é o rei da bicharada) e ao contrário do que se diz, ele é muito meigo, o que não costuma acontecer com os machos desta espécie... faz muitas habilidades e faz hoje 4 meses!
PARABÉNS SONECAS!
Por Joana
ABC dos animais (letra G)
“Olha ali um guarda-rios!” – eis como é muitas vezes anunciada a visão de uma flecha azul à superfície da água, o que imediatamente anima qualquer sessão de observação de aves.
Esta pequena ave aquática é uma das espécies mais coloridas e encantadoras da avifauna portuguesa
Inconfundível. Muitas vezes é detectado quando faz o seu voo rasante e directo. Quando pousado, pode ser facilmente reconhecido pelo dorso e pelas asas azuis e pelo peito e ventre cor-de-laranja. Pousa frequentemente em pequenos postes ou ramos secos, junto à água, a partir de onde pratica a caça à espera.
Ocorre em Portugal durante todo o ano, mas a sua abundância varia fortemente de umas regiões para outras. É claramente mais comum no litoral que no interior e mais comum em planície que em montanha, sendo raro acima dos 1000 metros. Nos grandes estuários e lagoas costeiras parece ocorrer sobretudo fora da época de nidificação, estando presente sobretudo de Agosto a Abril.
Quem gosta de natureza e de animais e ainda não viu esta ave, esteja muito atento. Vai ser amor à primeira vista! (comigo aconteceu assim...)
(retirada do site: http://www.avesdeportugal.info)
por Ângela
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
ABC dos animais (letra F)
O seu corpo é alongado e elegante e a cauda comprida e espessa. As patas são curtas e terminam em cinco dedos com garras fortes. A sua pelagem é em tons de castanho, com uma mancha branca ou amarelada na zona do peito, garganta e patas dianteiras.
É um predador oportunista, ou seja, alimenta-se de uma grande variedade de roedores, pequenos répteis, aves e seus ovos. Também consome insectos, frutos e bagas e desperdícios humanos.
A fuinha é um animal solitário, de hábitos noturnos e raramente visto pelo Homem (eu já vi algumas! :)). As fuinhas são excelentes trepadoras de árvores e no chão deslocam-se em pequenos saltos.
As fuinhas tem um papel ecológico muito importante no controlo das populações de roedores (ratos, ratazanas...) nas áreas rurais; aliás, é um dos poucos carnívoros de pequeno porte que ataca ratazanas directamente; mesmo as doninhas, que são maiores, evitam confrontos com este roedor.
Apesar desta importância, são vistas frequentemente como uma peste pelos ataques que por vezes realizam em galinheiros. De um modo geral, a fuinha adapta-se bem à presença humana e podem ser comuns em vilas ou mesmo cidades.
E vocês, já viram algum? :)
por Ângela
ABC dos animais (letra E)
Vive normalmente em grupos de 3 a 4 indivíduos e alimenta-se de ervas, insectos, sementes e frutos. As fêmeas emitem habitualmente sons que lembram o toque de tambor (tamborilar) e os machos são por norma bastante curiosos, acompanhando todo e qualquer movimento dentro do seu raio de acção ou de visão.
Cada fêmea põe entre 6 a 12 ovos de cor verde escuro e pesando cada um cerca de 0,5 kg (que grande omelete que se fazia com um ovo só!).
O macho é responsável pela incubação dos ovos e pelos filhotes. Durante este período o macho não se alimenta (não come nem bebe), nem defeca e sobrevive da gordura corporal acumulada, perdendo cerca de 1/3 do seu peso. Os filhotes são acompanhados pelo pai durante cerca de seis meses e tornam-se adultos, aptos à reprodução, entre os dois e os três anos (Isto é que é um pai presente e babado :))
Não foi uma "EMAção" aprenderem um pouco mais sobre este animal? :P
por Ângela
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
e 1 e 2 e 3
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
O meu poeta preferido!
"Com os meus amigos aprendi que o que dói às aves
Não é o serem atingidas, mas que,
Uma vez atingidas,
O caçador não repare na sua queda."
Daniel Faria
In “A casa dos Ceifeiros”
"Daniel Augusto da Cunha Faria, nasceu em Baltar a 10 de Abril de 1971.Após os primeiros encontros no pré-seminário, entrou para o Seminários do Bom Pastor, de Vilar (1986-89) e Maior (1989-94).Entrou logo depois para o Curso de Teologia na Universidade Católica. Entre 1994 e 1998 licenciou-se em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentando em 1996, ao mesmo tempo que frequentava Letras, a Tese de Licenciatura em Teologia, intitulada A Meditação da Paixão na poesia de Frei Agostinho da Cruz, mais tarde editada com o título: A vida e conversão de Frei Agostinho, entre a aprendizagem e o ensino da Cruz.Decidiu então optar pela vida monástica, sendo Postulante, no ano de 1997-98, no Mosteiro Beneditino de S. Bento da Vitória, e noviço, no ano seguinte, no Mosteiro de Singeverga.Morre com 28 anos."
por Joana Marques
ABC dos animais (letra D)
Quem não se lembra do TAZ dos desenhos animados da Warner Bros?
O tamanho destes animais varia bastante consoante o habitat e dieta, mas os maiores atingem 80 cm de comprimento e 12 kg de peso. As fêmeas são normalmente maiores que os machos.
(informação retirada da wikipédia)
Espero que, tal como eu, tenham aprendido um pouco mais sobre este simpático animal...
por Ângela
domingo, 25 de janeiro de 2009
ABC dos animais (letra C)
O Cão de Gado Transmontano é, entre todas as raças portuguesas, a que atinge maior tamanho e também a mais rústica. É a raça que ainda conserva a sua funcionalidade e que até a data teve menos interferência humana na sua selecção.
No nordeste transmontano ela existe e é preservada exclusivamente pela sua utilidade na defesa do rebanho e pela sua valentia frente ao ataque do lobo.
Não é um cão para toda a gente, e não é certamente um cão adaptado a viver num apartamento urbano!
Nesta raça existe uma enorme diferença entre os machos e as fêmeas, não só no tamanho e corpulência mas também no carácter. O macho Cão de Gado é dominador por natureza e tem um carácter mais fogoso e rebelde.
Uma das características mais curiosas dos cachorros desta raça é o facto que quando são desmamados e são retirados da mãe comem relativamente pouco e têm um fraco apetite. Se considerarmos a rapidez com que duplicam de tamanho nos primeiros 6 meses de vida e a sua excepcional estrutura óssea constatamos que se trata dum metabolismo específico desta raça. Em condições naturais a alimentação destes cachorros ao desmame é sempre pobre: caldo com batata ou arroz, e, com sorte, alguma carne que sobre!
A relação do cão com o pastor também é algo diferente da relação que normalmente se atribui a dono e cão. A maior parte dos pastores raramente tocam nos seus cães, quase nunca os prendem à trela e, em muitos casos, têm mesmo grande dificuldade em os agarrar, quer seja para os vacinar, para os tratar de alguma doença, ou para qualquer outro fim.
Resumindo... é um cão grande e um grande cão!
Para saberem mais sobre este lindo cão consultem: www.caodegadotransmontano.org.pt
por Ângela
A Joana a falar da si... (nunca mais te calas oh Joana)
ora bem... 6 coisas aleatórias sobre mim...
1- Gosto muito de comtemplar! de observar, de ver, de escutar, de me maravilhar com as pessoas, a natureza, ou simples pormenores da vida. Alegro-me a comtemplar, e acreditem que conheço e aprendo mais a fazer isso! Como diria St. Inácio "comtemplação para alcançar o amor"!
Isto tem muito que se lhe diga!
2- Especificando a minha comtemplação... gosto muito de animais! (e é óptimo deliciar-me com as "aulas" da minha amiga Ângela sobre os bichinhos! tenho de confessar que há uns que me despertam mais interesse: os roedores! Tudo que é coelho, porquinho da india, hamster, esquilos, chinchilas e companhia limitada.... eu acho imensa graça!
3- Embora observadora e comtemplativa, quando há festa eu tou lá! Para teatros, danças e cantorias contem comigo! liberta-se a o que a Joana andou a comtemplar!... na verdade participar em teatros dá-me um certo gozo!....
4- Como já deu para ver gosto muito de escrever, normalmente poesia, e monólogos! mas também gosto simplesmente de pegar na caneta e escrever apontamentos seja lá de aulas ou de algo que eu acho interessante. Gosto de escrever e ponto final. No meio disto tenho dificuldade em resumir o que quero escrever ou dizer e por isso ás vezes sou muito pragmática (leia-se chata) :-)
5- Gosto de pintura e escultura! adoro ir a museus e exposições! não me aborreço, para mim é um belo momento! bem que tento em casa dedicar-me a isso mas nos desenhos não me saio grande coisa, na pintura talvez já, mas não sou uma artista, por isso resta-me ver as obras dos outros! :-)
6- Há coisas que me sabem bem! não resisto em mencionar que caminhar é um dos meus hobbies, seja com ou com mochila ás costas, seja uma hora ou uns dias, seja só ou com um grupo enorme... gosto de caminhar! e já dizia o poeta: "caminhante não há caminho, faz-se caminho ao andar", e "golpe a golpe, verso a verso" há coisas que quero fazer: aprender a escalar! hihihi
muito mais a dizer é verdade, mas só me pediram 6 pontos.... (oh Ângela, porque é que não eram mais pontos??? eu queria escrever mais!)
por Joana Marques
Falar de mim...
1-Adoro ler... tudo, desde livros a revistas, a "panfletos", a rótulos do que quer que seja. Acho que sou uma viciada na leitura. Tenho que ter sempre um livro de cabeceira! :)
2-Sou muito "perseverante" (leia-se teimosa!). Para aqueles que não sabem eu sou do signo Touro, se é que isso tem a ver, mas dizem que os "tourinhos" (e as "tourinhas") são muito teimosos!
3-Assim como a Angélica também adoro chocolate (incluindo o branco) e tudo o que tenha chocolate. Sou muuuuuuiiiiiito gulosa!
4-Não consigo comer tomate crú nem cenoura cozida! Eu já tentei várias vezes "obrigar-me" a comer, mas é mais forte do que eu!
5-Sou "menina do coro"... e acho que faz muito bem à saúde. Cantar (e conviver) é das melhores coisas que existe! Já diz o ditado "quem canta, seus males espanta".
e por último...
6-Os meus amigos dizem que eu tenho a mania de arranjar um provérbio para quase tudo. Sempre adorei provérbios e acho que alguns, por mais pequenos que sejam, conseguem dizer muito.
Bem... e agora chegou a parte da nomeação de pessoas para responder a este desafio... e os nomeados para a categoria de resposta ao desafio são............. (suspense!!!)
-a colega de blog, Joana
-o amigo do blog Tudo com Todos, Diogo
-a amiga do blog anitavieira, ela mesmo, Ana Luísa!
(não são 6, mas como diz a Angélica são metade de 6, que sempre tem a ver alguma coisita!)
Espero pelas vossas respostas! :)
por Ângela
sábado, 24 de janeiro de 2009
ABC dos animais (letra B)
Antigamente, quase toda a gente das aldeias de Miranda-do-Douro tinha pelo menos um burro mirandês, que ajudava nos trabalhos agrícolas. Os meus avós também tiveram alguns! Normalmente as fêmeas eram as eleitas dos agricultores, talvez por serem mais dóceis e assim menos dificeis de educar :)
O tempo foi passando, os burros foram começando a ser trocados pelas alfaias agrícolas e chegaram ao limiar da extinção...
Só que esta história tinha que ter um final feliz... e esse final feliz foi a criação de uma associação em Miranda-do-Douro, a AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino), que, a meu ver, tem vindo a fazer um bom trabalho de protecção e conservação do burro mirandês.
Este burro possui características únicas que nos permitem identificar o animal. São elas:
(retirado do site www.aepga.pt)
Se por acaso estiverem interessados em adoptar um “burrico” a AEPGA faz algumas campanhas de apadrinhamento; normalmente a informação está disponível no site deles.
E foi mais uma letra, mais umas curiosidades, mais um animal... espero que gostem e que se lembrem sempre: “Burros há muitos, mas estes estão em vias de extinção!” ;)