segunda-feira, 11 de maio de 2009

ABC dos animais

Como reparei que já há muito tempo que não continuo o "ABC dos animais" decidi hoje retomar com a letra J.

Para esta letra o feliz contemplado foi o JAVALI (Sus scrofa).


O javali é, presentemente, um dos ungulados com maior distribuição a nível mundial.
São animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg.
Têm o corpo coberto de pelos rijos que nos adultos variam de cor entre o cinza-escuro e o acastanhado. Os filhotes apresentam cor de terra clara com listras negras, o que lhes dá uma camuflagem muito eficiente. A pelagem dos filhotes escurece com a idade.
A boca é provida de enormes caninos que se projetam para fora e crescem continuamente e que são usados como armas em lutas entre machos e contra inimigos.
O javali é de comportamento sociável, mas não é territorialista, ou seja, não marca territórios. Reúne-se em grupos matriarcais, normalmente com três a cinco animais, formados pelas fêmeas e suas crias, embora possam ser encontrados grupos superiores a vinte indivíduos. A javalina (ou gironda - a fêmea do javali, quando já madura) dominante é a de maior idade e tamanho e sempre fica um pouco mais afastada do grupo como uma Guarda, que normalmente dá sua vida para que o restante fuja. Os jovens machos de um ano, chamados barrascos, vivem na periferia do grupo.
Exceptuando-se o período de cio, os machos em idade reprodutora (barrões, varrões) são bem mais solitários, mas podem ser vistos acompanhados por um ou mais machos jovens, conhecidos por escudeiros.
O grunhido do javali chama-se arruar.
No campo ainda nunca vi javalis (só em cativeiro) mas já os ouvi e olhem que o arruar é aterrorizador!
por Ângela

Sem comentários:

Enviar um comentário