sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mais uma sugestão para o fim de semana

Mais um fim de semana, mais um programinho! Desta vez temos festa! Babette é quem nos convida! Aprendamos com ela a partilhar!

"A festa de Babette"
Para escapar á repressão de Paris de 1871, Babette desembarca na costa selvagem da Dinamarca no meio de uma tempestade. Na pequena aldeia de Jutland ela procura duas irmãs Martina e Philippa, senhoras muito puritanas filhas do pastor da região. Papin um antigo cantor de ópera professor de Philippa recomenda Babette e pede ás duas irmãs para a acolherem. Por sua vez as mesmas pedem-lhe para trabalhar como criada tendo apenas um quarto para morar e em pouco tempo se integra na comunidade protestante.
Quatorze anos depois ela ganha 10.000 francos na lotaria o que lhe vai permitir voltar á sua pátria, no entanto muda de ideias e resolve gastar todo o seu dinheiro num jantar tipicamente francês a fim de comemorar o centenário de nascimento do falecido pastor, mesmo que tenha que passar o resto dos dias como criada das 2 irmãs. Os 12 convidados mesmo vivendo em Jutland e sendo simples não conheciam nada da cozinha francesa muito menos dos pratos sofisticados do Café Anglais onde Babette trabalhara como cozinheira. E através de um jantar e dos seus paladares, Babette faz com que os habitantes nunca mais se esqueçam daquele momento.

Um filme sobre o prazer do alimento e naturalmente sobre amor, sacrifício e fé. O filme está repleto de simbolismos cristãos, o banquete é uma alusão á “Última Ceia”, onde se sentam á mesa o mesmo número que os apóstolos. Babette aparece como uma imagem de Cristo, onde chega pobre á aldeia e no final presenteia todos com um banquete. E Por fim o prato principal chama-se: Codorna no Sarcófago”: Codorna significa “maná” (alimento espiritual de origem divina que consola a alma) ; e Sarcófago , palavra vinda do latim “sarcophagus”, que significa “aquele que come carne”, sendo desta forma o prato principal uma alusão ás palavras de Cristo: “eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão, viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha vida”. (João 6, 51)

Bom Filme! Boas reflexões!

Por Joana

2 comentários:

  1. tava a pensar com os meus botões "bolas, nunca vi este filme e já ouvi falar tão bem dele" de repente FEZ-SE LUZ! Claro que já vi...comovi-me muito porque afinal quem era capaz de fazer o mesmo? gostava de ser assim...

    ResponderEliminar
  2. ah, pois é! eu também quando o vi pensei o mesmo! sabia que ias gostar! provalvelmente vimos o filme juntas! :-) bons filmes que vimos por lá, sem dúvida!
    joana

    ResponderEliminar