domingo, 25 de janeiro de 2009

ABC dos animais (letra C)

Para a letra C vou falar do Cão de Gado Transmontano, outro animal típico da região!:P



O Cão de Gado Transmontano é, entre todas as raças portuguesas, a que atinge maior tamanho e também a mais rústica. É a raça que ainda conserva a sua funcionalidade e que até a data teve menos interferência humana na sua selecção.

No nordeste transmontano ela existe e é preservada exclusivamente pela sua utilidade na defesa do rebanho e pela sua valentia frente ao ataque do lobo.
Não é um cão para toda a gente, e não é certamente um cão adaptado a viver num apartamento urbano!

Nesta raça existe uma enorme diferença entre os machos e as fêmeas, não só no tamanho e corpulência mas também no carácter. O macho Cão de Gado é dominador por natureza e tem um carácter mais fogoso e rebelde.


Uma das características mais curiosas dos cachorros desta raça é o facto que quando são desmamados e são retirados da mãe comem relativamente pouco e têm um fraco apetite. Se considerarmos a rapidez com que duplicam de tamanho nos primeiros 6 meses de vida e a sua excepcional estrutura óssea constatamos que se trata dum metabolismo específico desta raça. Em condições naturais a alimentação destes cachorros ao desmame é sempre pobre: caldo com batata ou arroz, e, com sorte, alguma carne que sobre!

A relação do cão com o pastor também é algo diferente da relação que normalmente se atribui a dono e cão. A maior parte dos pastores raramente tocam nos seus cães, quase nunca os prendem à trela e, em muitos casos, têm mesmo grande dificuldade em os agarrar, quer seja para os vacinar, para os tratar de alguma doença, ou para qualquer outro fim.

Resumindo... é um cão grande e um grande cão!

Para saberem mais sobre este lindo cão consultem: www.caodegadotransmontano.org.pt






por Ângela

Sem comentários:

Enviar um comentário