sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ABC dos animais (letra A)

Como algumas pessoas teimam em chamar-me “Sô dona Bichóloga”, eu decidi aproveitar e fazer jus ao nome... lembrei-me então de falar aqui sobre alguns bichos... A descrição de cada animal não pretende ser exaustiva, apenas algumas curiosidades e algum conhecimento geral. Vou tentar arranjar um animal para cada letra do abecedário e assim fazer um ABC dos animais! Espero que gostem :)




Para a letra A escolhi uma ave... a ALVÉOLA-BRANCA, não por acaso, mas porque é um animal que toda a gente de certeza já viu, mas se calhar nunca soube o que era...









A alvéola-branca é uma ave pequena e elegante, de 16 a 19 cm de comprimento, é basicamente cinza em cima e branco na parte de baixo, cara branca e pescoço preto e possui um típico baloiçar da cauda.
Esta espécie vive em muitas partes da Europa, Ásia e o norte da África
. A espécie nidifica em fendas de paredes de pedra e estruturas semelhantes, naturais ou feitas pelo Homem.


Onde observar


As zonas ribeirinhas, cursos de água e terrenos lavrados, parques e jardins, são os habitats de eleição da alvéola-branca. Também nas pequenas localidades é facilmente avistada, sobretudo em regiões onde existe uma forte presença de gado e pequenos cursos de água que as atravessam.



Para saberes mais:

http://www.avesdeportugal.info


Espero que agora estejam mais atentos aos "passarinhos" que vos passam pela frente!


Por Ângela Cordeiro

3 comentários:

  1. oh colega de blog, esqueceste de mencionar que este rico passarinho não é um bicho qualquer... é a "lavandisca" que todos teimam chamar. hihi :-) mas caros leitores tenho-vos a dizer que desde que a minha querida Srªa Bichóloga me ensinou o verdadeiro nome desta charmosa ave, eu passei a gostar mais dela...
    já me estou a deliciar com o nosso blog!!
    bichinhos... isto promete! (que bichinho será será a letra H...) Aposto que será dos bons!

    beijinho da "bloguista" Joana

    ResponderEliminar
  2. ola!!!!preciso de um animal que comece com a letra ``N´´se acharem me avisem!!!!adoro esse site!!!!!agradeço de preferencia.
    de:luana z.zanon
    meu msn é luaninha zanon

    ResponderEliminar
  3. Olá Luana

    Fico contente por gostar do nosso blog!

    Um animal com a letra N pode ser por exemplo a Navalheira
    Pesquise no motor de busca do google e vai encontrar mais informações.

    obrigada pela visita e pelo comentário

    Ângela

    ResponderEliminar