quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ABC dos animais (letra H)

Hoje temos em destaque na letra H:

HAMSTER RUSSO SIBERIANO!

Este amoroso animal é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive nas estepes.

Também chamado de Winter-White devido à sua tendência em se tornar branco no inverno.Normalmente a pelagem fica mais clara, apresentando manchas brancas ou mesmo tornar-se completamente branco. A finalidade desta transformação, no habitat natural, é confundir-se com a neve para não atrair predadores. A sua cor original é cinza escuro com o sub-pêlo ainda mais escuro, existem ainda outras cores variadas como o safira (violeta-acinzentado), o pérola (branco com riscas coloridas pelo corpo) e o imperial (de barriga branca).

Têm 8 a 10 cm! É caso para dizer: que pequenino!
Possuem pêlos nas patas! Nas patas dianteiras têm 4 dedos e nas traseiras 5!
Os machos são mais longos que as fêmeas.
São animais nocturnos! (pois... durante a noite fartam-se de andar na rodinha para fazer ginástica e dar música ao pessoal que tá a dormir...)
Não têm boa visão, mas para compensar têm um olfacto bastante apurado e uma excelente audição!

Possuem grandes e fortes incisivos que estão em constante crescimento, por isso presisam de estar sempre a roer para evitar que os seus dentes cresçam demais.
Alimentam-se de quase tudo, não são muito esquisitos, a sua ementa anda à base de trigo, aveia, sementes de girassol, milho, ervilha, nozes, alfarroba, amendoim, maçã, pêra, banana, cenoura, abóbora... roem os alimentos em vez de mastigá-los! E como segurando os alimentos com as patas dianteiras!

Possuem bolsas nas bochechas, que usam para transportar comida ou material para o ninho!(não é genial???!!!)
Arrumam as suas próprias camas, levando pedaços de papel, tecido, cascas de sementes e outras coisas para dentro da sua casa e constroem o ninho (que engenheiros!)

Têm uma média de vida de 2 anos (coitadinhos, sniff), mas para perdurar a sua espécie têm entre 4 a 18 filhotes por ninhada.
Em geral este tipo de hamster é menos tolerante que os outros, e não gostam muito de ser segurados, tendo tendência para morder.

Mas tenho a dizer uma coisa muito ESPECIAL: tenho um hamster siberiano imperial (tinha de ser... é o rei da bicharada) e ao contrário do que se diz, ele é muito meigo, o que não costuma acontecer com os machos desta espécie... faz muitas habilidades e faz hoje 4 meses!
PARABÉNS SONECAS!


Por Joana

4 comentários:

  1. Eh pá... até já sinto ternura pelo nosso sonecas!!!
    Parabéns pelo blog que, com um nome tão bem caçado como este, só podia sair giro...

    Tino

    ResponderEliminar
  2. olá Tino!

    Que surpresa agradável!
    o Sonecas agradece a tua ternura! (mas não é o hamster da foto, o Sonecas só se mostra ao vivo)!

    beijinho Joana

    ResponderEliminar
  3. com vc sabe todos os nome com h

    ResponderEliminar
  4. Hipopótamo
    um animal muito gordo.
    kkkkkkk!!!

    ResponderEliminar