quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ABC dos animais (letra F)

A pedido da minha "compincha" de blog o animal escolhido para a letra F foi a FUÍNHA!

A FUÍNHA (nome científico: Martes foina) é um mamífero pequeno, pertencente ao grupo das martas. Em Portugal é comum em todo o território embora a sua população seja ainda desconhecida. É uma espécie não ameaçada de extinção.

O seu corpo é alongado e elegante e a cauda comprida e espessa. As patas são curtas e terminam em cinco dedos com garras fortes. A sua pelagem é em tons de castanho, com uma mancha branca ou amarelada na zona do peito, garganta e patas dianteiras.


É um predador oportunista, ou seja, alimenta-se de uma grande variedade de roedores, pequenos répteis, aves e seus ovos. Também consome insectos, frutos e bagas e desperdícios humanos.


A fuinha é um animal solitário, de hábitos noturnos e raramente visto pelo Homem (eu já vi algumas! :)). As fuinhas são excelentes trepadoras de árvores e no chão deslocam-se em pequenos saltos.


As fuinhas tem um papel ecológico muito importante no controlo das populações de roedores (ratos, ratazanas...) nas áreas rurais; aliás, é um dos poucos carnívoros de pequeno porte que ataca ratazanas directamente; mesmo as doninhas, que são maiores, evitam confrontos com este roedor.


Apesar desta importância, são vistas frequentemente como uma peste pelos ataques que por vezes realizam em galinheiros. De um modo geral, a fuinha adapta-se bem à presença humana e podem ser comuns em vilas ou mesmo cidades.

E vocês, já viram algum? :)

por Ângela

6 comentários:

  1. Não vi... mas a foto está tão fofinha que até apetece ver...

    bjs doces!!!

    ResponderEliminar
  2. Olha olha quem ela é!
    só vi em fotos, mas nãome parecia tão bonita, aqui tá mais engraçada! onde viste as fuinhas?

    joana

    ResponderEliminar
  3. hoje fui alertado pelo vizinho de que estava um animal estranho no meu galinheiro apanhei o animal e pensei em matar o bicho mas nao sabia o seu nome e tambem qual era a sua importancia no meio ambinte depois de varias pesquisas verifiquei que a fuinha e bastante benefico para controlar certas pragas pregunto se posso domesticar uma fuinha

    marco

    ResponderEliminar
  4. Olá Marco!

    Desculpe a demora da resposta ao seu comentário, mas ultimamente tem sido mais difícil para mim o acesso à internet...
    Como sabe as fuínhas são animais selvagens e como todo o animal selvagem não estará bem em cativeiro. O que eu aconselho mesmo a fazer com essa fuinha que apanhou (e não sei se ainda está consigo) é mesmo levá-la até um centro de recuperação de animais (se tiver um aí perto de onde mora) ou então telefonar ou mandar um e-mail para o SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente) que eles darão resposta ao seu caso, normalmente indo recolher o animal e levá-lo para um centro de recuperação para ver se está tudo bem ou se precisa de algum tratamento específico para ser devolvido de novo à Natureza, onde é o lugar dele.
    Normalmente os centros de recuperação têm programas de apadrinhamento de animais e o que pode fazer é tornar-se padrinho da fuinha que apareceu no seu galinheiro (é sempre engraçado!)

    Deixo então os contactos do SEPNA:
    telef. da Central - 21 750 30 80
    e-mail: csepna@gnr.pt
    tem também o nºdo SOS ambiente: 808 200 520

    Está nas suas mãos fazer com que mais um animal seja devolvido ao seu meio!

    Depois gostava que deixasse aqui, caso queira, o final desta história!

    um muito obrigada

    Ângela

    ResponderEliminar
  5. eu adorei ele é mto lindo parece ser tão macioo
    qroooo 1111 rsrsr

    ResponderEliminar