segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ABC dos animais (letra D)

Hoje, para a letra D escolhi um animal, que embora não exista em Portugal, não deixa de ser um animal muito interessante.

Quem não se lembra do TAZ dos desenhos animados da Warner Bros?





O diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii) é um mamífero marsupial (tal como os cangurus) nativo da ilha da Tasmânia.

É um animal de aparência robusta, com pelagem castanha, com uma mancha branca na zona do peito. A cabeça é relativamente grande, com orelhas arredondadas e nariz afilado.
O tamanho destes animais varia bastante consoante o habitat e dieta, mas os maiores atingem 80 cm de comprimento e 12 kg de peso. As fêmeas são normalmente maiores que os machos.

Os músculos das suas mandíbulas são bastante poderosos e, juntamente com os dentes molares especialmente adaptados, permitem ao diabo esmagar ossos.

São animais diurnos e solitários mas encontram outros membros da sua espécie em torno de carcaças. Nesta circunstância são extremamente agressivos e envolvem-se em lutas que deixam cicatrizes profundas com frequência. As lutas são acompanhadas de barulhentas vocalizações como grunhidos, guinchos e latidos que contribuem para a fama de ferocidade do animal. Em condições de cativeiro, os diabos-da-tasmânia organizam-se num sistema altamente hierarquizado.

(informação retirada da wikipédia)



Espero que, tal como eu, tenham aprendido um pouco mais sobre este simpático animal...






por Ângela

2 comentários:

  1. Eu lembro-me do Tas!
    (aliás de quase todos os bonecos animados)
    mas não me lembro de ele ser simpático... mas até tem uma cara amorosa... isto se não abrir a boca e começar a guinchar nas suas lutas... aí já vai ser parecido com o Tas que eu conheço!

    :-) Joana

    ResponderEliminar
  2. amo o TAZ , ela é muito legal , e engraçado.
    o diabo-da-tasmania , e quase parecido com ele .

    ResponderEliminar