quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

ABC dos animais (letra E)

Para a letra E o animal escolhido foi.... a EMA
A Ema (Dromaius novaehollandiae – “Corredor da Nova Holanda”) é actualmente a ave pernalta de maior tamanho depois do avestruz. Pesa cerca de 55 kg, pode atingir a altura de 1,75m (que bela proporcão!) e desenvolver velocidades em corrida de cerca de 50km/h (corre mais que o Obikwelu).

Vive normalmente em grupos de 3 a 4 indivíduos e alimenta-se de ervas, insectos, sementes e frutos. As fêmeas emitem habitualmente sons que lembram o toque de tambor (tamborilar) e os machos são por norma bastante curiosos, acompanhando todo e qualquer movimento dentro do seu raio de acção ou de visão.

Cada fêmea põe entre 6 a 12 ovos de cor verde escuro e pesando cada um cerca de 0,5 kg (que grande omelete que se fazia com um ovo só!).

O macho é responsável pela incubação dos ovos e pelos filhotes. Durante este período o macho não se alimenta (não come nem bebe), nem defeca e sobrevive da gordura corporal acumulada, perdendo cerca de 1/3 do seu peso. Os filhotes são acompanhados pelo pai durante cerca de seis meses e tornam-se adultos, aptos à reprodução, entre os dois e os três anos (Isto é que é um pai presente e babado :))


Não foi uma "EMAção" aprenderem um pouco mais sobre este animal? :P



por Ângela

4 comentários:

  1. ai que cara mai linda! Sim tou "EMAcionada"!
    ovos verdes? ás tantas tão fora da validade...

    :-)
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Q FORA JOANA
    IIIIIIIIIIIIIIIIH

    ResponderEliminar
  3. porque muitos filhotes de ema naicen com poplemas nas patas tem esplicasão para esse fato.

    ResponderEliminar
  4. Caro "dodo":

    Não sei se está a perguntar, mas se estiver eu temo não lhe saber responder... Possivelmente poderá dever-se ao facto de um rápido crescimento dos juvenis e alguma má-formação nos ossos das patas.

    Não sei se respondi à sua pergunta, mas pelo menos tentei! :)

    Mais alguma dúvida não hesite em pô-la neste espaço!

    ResponderEliminar